Em mais uma ação da Segurança Alimentar, a Prefeitura de Contagem passou a realizar encontros com usuários das cozinhas comunitárias do Nacional e de Nova Contagem. Além de discutir práticas de alimentação saudável, os encontros servem para acompanhamento efetivo das famílias referenciadas pela assistência social do município. Isso também garante efetividade na observância do perfil familiar e socioeconômico do público assistido, para que as próximas ações sejam planejadas dentro da realidade e do contexto de cada cidadão que participa do programa.
A diretora dos restaurantes populares e cozinhas comunitárias, Eulália Gomes, destaca que o encontro com as famílias é fundamental para a execução das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional do município. "Os encontros com as famílias das cozinhas comunitárias fazem parte da essência do projeto, pois, não se trata apenas de fornecer refeições balanceadas nutricionalmente, mas de criar vínculos com as comunidades, possibilitar acesso à educação alimentar e nutricional e fomentar a participação popular," declarou.
A nova política de segurança alimentar, nutricional e agroecológica de Contagem busca garantir o acesso à alimentação como direito humano e constitucional.
Atualmente, além das duas cozinhas comunitárias, o município também conta com três restaurantes populares, o Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar e o Banco de Alimentos, além de incentivar unidades produtivas comunitárias e institucionais e integrar a segurança alimentar com outros programas como o de alimentação escolar e prevenção à saúde.